domingo, 21 de dezembro de 2008

Europeus desejam o título mundial, claro, mas dão maior importância para a Uefa Champions League

O ar blasé de alguns jogadores. A comemoração tímida do Manchester United imediatamente após a partida. A repercussão pequena nos sites ingleses após o apito final. Tal cenário trouxe de volta a velha discussão. Afinal, os europeus ligam ou não para o título mundial?
Ligam sim, claro, mas não tanto quanto os sul-americanos, e dão maior importância à Liga dos Campeões. Motivo? Ela é muito mais difícil de conquistar. Se no Mundial o representante europeu cumpre tabela na semifinal e entra como favorito na decisão, na Champions é bem diferente.
Vejamos o calendário do Manchester United. O que é mais complicado, superar o Gamba Osaka e a LDU ou o mata-mata que vem aí, em fevereiro, com a Internazionale, tricampeã italiana? E se passarem pelo time de José Mourinho, os Red Devils ainda terão mais duas fases em jogos de ida e volta para, vencendo novos rivais, alcançarem a final, em Roma.
Mais do que um eventual aumento da premiação — hoje são US$ 5 milhões para o campeão e US$ 4 milhões ao vice —, o desafio em campo precisa ser maior para estimular os europeus. Obstáculos técnicos estimulariam, os motivariam ainda mais a buscar a taça, seja no Japão ou nos Emirados Árabes.
Mais um time da Europa como possível adversário e dois sul-americanos presentes seriam passos importantes para fazer do torneio da Fifa tecnicamente mais difícil. E é evidente que qualquer competição mais acirrada desperta a gana dos melhores. Por enquanto…

Postado por Mauro Cezar Pereira em 21.12.2008 12:27 pm

Nenhum comentário: