Mas quando foi que, pela primeira vez, um jogador realmente gordo, se destacou no futebol? Foi no final do século 19, quando o goleiro William Henry “Fatty” Foulke surgiu na meta do Sheffield United, pelo qual disputou 299 partidas. Um homem gigantesco, ainda mais para os padrões da época.

Foulke ganhou o apelido “Fatty”, que significa gorducho, por razões óbvias. Tinha cerca de 150 quilos distribuídos por um metro e 93 centímetros de altura. “Colossus” era seu outro nickname.
Estreou contra o West Bromwich Albion em 1º de Setembro de 1894, aos 20 anos, e comandou os Blades em três finais de Copa da Inglaterra, ganhando duas, em 1899 e 1902; além de conquistar o campeonato inglês de 1898.

Em 1896-97 alcançou um recorde para a época, sofrendo apenas 29 gols na temporada em que atuou 30 vezes, desfalcando o time em uma partida somente. Foulke ficou famoso como pegador de pênaltis numa época em que os goleiros não tinham que ficar sob as traves no momento da cobrança.
Chegou a pesar 165 quilos durante a carreira e também jogou críquete. Defendeu a seleção inglesa de futebol em uma ocasião, na vitória por 4 a 0 sobre Gales em 28 de março de 1897. Valorizado, chegou a receber 3 libras por semana de salários, fora os prêmios, quando a maioria dos colegas embolsava aproximadamente um terço disso.

Após 11 anos, trocou de time e aos 31 de idade chegou ao Chelsea, então um clube recém-fundado que disputava a segunda divisão e desembolsou 50 libras para contar com suas defesas. Ele foi, assim, simplesmente o primeiro goal keeper da história dos Blues. Sim, Petr Cech é seu herdeiro.
Lá ficou por uma temporada, pegou 10 pênaltis no campeonato e ajudou o time a terminar em terceiro lugar. Em 1906 Foulke se transferiu para o Bradford City, que pagou as mesmas 50 libras para tê-lo. O gigantesco goleiro encerrou a carreira em 1907.

Deixou algumas lendas, como ter forçado a interrupção de um jogo por quebrar a trave ao fazer uma defesa. Em outra ocasião teria rasgado o uniforme ao dar um salto e, sem equipamento reserva do seu tamanho, teria terminado o jogo envolto num lençol.
Morreu em 1916, aos 42 anos. O motivo? Oficialmente pneumonia, mas uma versão atribui o falecimento do goleiro à cirrose. “Fatty” Foulke ficou em segundo lugar na eleição do The Sun vencida por Ronaldo.
O personagem deste post já foi tema do quadro Aconteceu, do programa Fora de Jogo, debate sobre futebol internacional apresentado por Paulo Calçade, com Paulo Vinicius Coelho, Luis Calvozo e este blogueiro, toda quinta-feira, às 20 horas, na ESPN.
Esse é um raro e incrível vídeo de William Henry “Fatty” Foulk em ação na final da Copa da Inglaterra de 1901, Sheffield United x Tottenham, no Crystal Palace, com inacreditáveis 110 mil pessoas presentes (abaixo). O jogo terminou 2 a 2. Na partida extra, no campo do Bolton da época, o Burnden Park, os Spurs impuseram 3 a 1. Assim, os Blads, mesmo com Foulke na meta, ficaram com o vice.
Mauro Cezar Pereira em 26.12.2008 - http://blogs.espn.com.br/maurocezarpereira/
Um comentário:
Caraca, esse cara lembra o Sandrão nos tempos de goleiro do independente.
Postar um comentário