domingo, 28 de dezembro de 2008

Você acha Ronaldo gordo? Então conheça a incrível história do primeiro goleiro do Chelsea e seus 165Kg

Muito tem se falado sobre o Ronaldo e seu peso. De magrelo no começo da carreira no São Cristovão a atleta fortalecido fisicamente no PSV, ele entrou no rol dos gorduchos. Em 2008 o corintiano foi eleito o “Melhor Jogador Gordo da História” em irônica eleição promovida pelo jornal inglês The Sun.
Mas quando foi que, pela primeira vez, um jogador realmente gordo, se destacou no futebol? Foi no final do século 19, quando o goleiro William Henry “Fatty” Foulke surgiu na meta do Sheffield United, pelo qual disputou 299 partidas. Um homem gigantesco, ainda mais para os padrões da época.



Foulke ganhou o apelido “Fatty”, que significa gorducho, por razões óbvias. Tinha cerca de 150 quilos distribuídos por um metro e 93 centímetros de altura. “Colossus” era seu outro nickname.
Estreou contra o West Bromwich Albion em 1º de Setembro de 1894, aos 20 anos, e comandou os Blades em três finais de Copa da Inglaterra, ganhando duas, em 1899 e 1902; além de conquistar o campeonato inglês de 1898.



Em 1896-97 alcançou um recorde para a época, sofrendo apenas 29 gols na temporada em que atuou 30 vezes, desfalcando o time em uma partida somente. Foulke ficou famoso como pegador de pênaltis numa época em que os goleiros não tinham que ficar sob as traves no momento da cobrança.
Chegou a pesar 165 quilos durante a carreira e também jogou críquete. Defendeu a seleção inglesa de futebol em uma ocasião, na vitória por 4 a 0 sobre Gales em 28 de março de 1897. Valorizado, chegou a receber 3 libras por semana de salários, fora os prêmios, quando a maioria dos colegas embolsava aproximadamente um terço disso.



Após 11 anos, trocou de time e aos 31 de idade chegou ao Chelsea, então um clube recém-fundado que disputava a segunda divisão e desembolsou 50 libras para contar com suas defesas. Ele foi, assim, simplesmente o primeiro goal keeper da história dos Blues. Sim, Petr Cech é seu herdeiro.
Lá ficou por uma temporada, pegou 10 pênaltis no campeonato e ajudou o time a terminar em terceiro lugar. Em 1906 Foulke se transferiu para o Bradford City, que pagou as mesmas 50 libras para tê-lo. O gigantesco goleiro encerrou a carreira em 1907.



Deixou algumas lendas, como ter forçado a interrupção de um jogo por quebrar a trave ao fazer uma defesa. Em outra ocasião teria rasgado o uniforme ao dar um salto e, sem equipamento reserva do seu tamanho, teria terminado o jogo envolto num lençol.
Morreu em 1916, aos 42 anos. O motivo? Oficialmente pneumonia, mas uma versão atribui o falecimento do goleiro à cirrose. “Fatty” Foulke ficou em segundo lugar na eleição do The Sun vencida por Ronaldo.

O personagem deste post já foi tema do quadro Aconteceu, do programa Fora de Jogo, debate sobre futebol internacional apresentado por Paulo Calçade, com Paulo Vinicius Coelho, Luis Calvozo e este blogueiro, toda quinta-feira, às 20 horas, na ESPN.
Esse é um raro e incrível vídeo de William Henry “Fatty” Foulk em ação na final da Copa da Inglaterra de 1901, Sheffield United x Tottenham, no Crystal Palace, com inacreditáveis 110 mil pessoas presentes (abaixo). O jogo terminou 2 a 2. Na partida extra, no campo do Bolton da época, o Burnden Park, os Spurs impuseram 3 a 1. Assim, os Blads, mesmo com Foulke na meta, ficaram com o vice.



Mauro Cezar Pereira em 26.12.2008 - http://blogs.espn.com.br/maurocezarpereira/

Um comentário:

Unknown disse...

Caraca, esse cara lembra o Sandrão nos tempos de goleiro do independente.